Pibidianos

Pibidianos
Foto do Grupo

domingo, 28 de julho de 2013

27º Simpósio Nacional de História- Conhecimento Histórico e Diálogo Social










         O 27º Simpósio Nacional de História, organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH) neste ano ocorreu entre os dias 22 e 26 de julho em Natal, Rio Grande do Norte. A partir da temática “Conhecimento Histórico e Diálogo Social” teve como objetivo problematizar e discutir as formas de diálogo adotadas pela academia para com a sociedade. Deste modo, a intenção foi fornecer reflexões e propostas que servissem de subsídio para as atuações dos profissionais da História nos seus mais variados espaços.

         O evento ofertou uma vasta programação, promovendo conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, apresentações de propostas inovadoras e de trabalhos acadêmicos. Nesta última, a sessão dos graduandos de nº 42 intitulada “Ensino de História e Educação Patrimonial” contou com a apresentação de uma das bolsistas do PIBID, a Kênya Jessyca Martins de Paiva, cuja pesquisa orientada pela ex Coordenadora Juliane Conceição Primon Serres, denomina-se: “Museus no Brasil: A Nova Museologia e os benefícios proporcionados à prática Pedagógica na escola”
 
Apresentadores da Sessão dos Graduandos "Ensino de Historia e Educação Patrimonial". Da esquerda: monitora do evento- UFRN; Telma- Pibidiana na UFRN; Juliana-Pibidiana na UFRRPE; Kênya-Pibidiana na UNIPAMPA e Alexandre- Pibidiano na UFTM.


        No Simpósio temático “Diálogos sociais na formação do historiador/professor: Experiências de ensino a partir de projetos e políticas públicas”, a comunicação “Construindo a formação pedagógica através da Educação Patrimonial- Uma experiência com o PIBID” apresentada pela Coordenadora do subprojeto PIBID História, Ângela Mara Bento Ribeiro e escrita em conjunto com o Supervisor Carlos Azevedo (Maninho), trouxe algumas reflexões sobre as experiências do nosso subprojeto desde 2011.
        
         Além das apresentações, as pibidianas puderam durante esses dias participar ativamente da programação do evento, estabelecendo assim uma convivência com alguns membros da população de Natal- atuadores de diferentes trabalhos; professores e estudantes- pesquisadores de variadas áreas do saber histórico, colaborando para o enriquecimento das experiências pessoais e profissionais. 

As Pibidianas agradecem à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior/CAPES e parabenizam a comissão organizadora do evento!

Coordenadora Ângela e bolsista ID Kênya. Local: aeroporto em São Paulo.

IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS

Repassando o convite dos coordenadores dos cursos de Pedagogia e História:

“O curso de Pedagogia e de História da Universidade Federal do Pampa, tem a satisfação de convidá-los para o SEMINÁRIO – IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS, com professora Dra. Thamar Kalil Campos Alves (UFVJM) e professora Dra. Regina Célia do Couto (Unipampa).

Este Seminário tem como objetivos: promover a associação entre ensino, pesquisa e extensão, bem como a interlocução entre estes cursos. 



Local: Auditório do Campus Jaguarão, Unipampa. 
Data/Horário: 02/08/2013 às 19:30. 


Contamos com sua presença!



Prof.ª Dra. Patrícia Moura Pinho- Coordenadora do Curso De Pedagogia 

Prof. Dr. Rafael da Costa Campos- Coordenador do Curso de História

Prof.ª Dra. Regina Célia do Couto- Coordenadora do NDE – Pedagogia”.

Pibidian@s participam da mostra de vídeo sobre as artesãs de Jaguarão (SEDA)

Na sexta-feira (19), a Coordenadora Ângela Ribeiro, o Supervisor Carlos Azevedo (Maninho) e os bolsistas, Raniere Dourado e Kênya Martins do PIBID, participaram da mostra de vídeo sobre as artesãs de croche em Jacquard. A técnica utilizada por essas Jaguarenses é rara na região e por isso elas têm recebido destaque por onde passam.

Foto: Kênya Martins

O vídeo foi produzido pela EMATER com o intuito de buscar o reconhecimento da prática como patrimônio imaterial, visto que o Município apesar de possuir muitos bens edificados tombados, ainda não possui reconhecimento de atividades manifestadas em saberes culturais coletivos. Dessa maneira, esta sendo reunido todo material necessário para ser enviado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN.

A ação ocorreu na Câmara dos Vereadores e integra a Semana do Audiovisual/SEDA, organizada pelo Coletivo Pédequê? e parceiros, como a Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguarão/SECULT. 


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vídeos sobre as artesãs em Lã de Jaguarão


Convite à população:
    Integrando a Semana do Audiovisual/SEDA edição 2013, organizada pelo Coletivo Pédequê? na qual o PIBID História “Educação Patrimonial” é parceiro, acontecerá a exibição do vídeo sobre as artesãs em lã de Jaguarão, que será nesta sexta-feira (19), às 19h, na Câmara de Vereadores.



O material foi produzido pela Emater, com o objetivo de reunir documentação audiovisual para a solicitação de reconhecimento da técnica do Croché em Jacquard como bem do patrimônio cultural imaterial, que será encaminhada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Convidamos toda comunidade a participar desse evento tão importante para nossa cidade.

Participe!

Foto: Dona Vivica, Créditos da imagem: Marco Medronha.




segunda-feira, 15 de julho de 2013

Convite para Oficinas: TEATRO E FANZINE‏

       A Semana do Audiovisual/SEDA, organizada pelo Coletivo Pédequê? oferece pra gurizada da escola que está de férias e pra todos que gostam de estar em constante aprendizado, duas ótimas possibilidades de diversão e conhecimento*: 

Oficinas: Iniciação ao teatro (Almando) e Fanzine (Gê)
Dia: 17 de julho (nesta quarta!!!)
Local: Escola Espírito Santo (endereço no cartaz)
Público: Aberta à interessad@s.
Horário: A partir das 15h

Esperamos ver TOD@S participando dessas duas super's oficinas! 



Aproveitem, divulguem e compareçam! \o/


*Uma parceria com Pibid História- Educação Patrimonial/UNIPAMPA Campus Jaguarão.