Pibidianos

Pibidianos
Foto do Grupo

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

UNIVERSIDADE E ESCOLA: INTERVENÇÕES NO ENSINO PELA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO

O Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), é um programa desenvolvido em diversas Universidades do país. Financiado pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão federal que em 2007 passou também a atuar na formação de professores da educação básica, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior. Tendo por objetivo principal, o estimulo do ingresso dos alunos de graduação a vida docente. Essa aproximação proporciona uma melhor formação dos futuros profissionais da licenciatura, que em contato com a atividade por maior tempo durante a graduação, tem melhores condições de construir estratégias de trabalho mais eficazes. Esta ação tem por objetivo, também, auxiliar na melhora do sistema de ensino do país, tendo em vista os indicadores da educação brasileira, que apesar de estarem subindo, ainda tem que melhorar. Para isso, serão formandos professores em uma pratica reflexiva, tendo em vista que, os bolsistas têm por obrigação refletir sobre as praticas e a realidade escolar, adequando-se a elas e procurando meios de melhorá-las.  O eixo temático do projeto é a Educação Patrimonial, a partir dele e da reflexão feita a cerca da escola, foi elaborado o projeto de ação que esta sendo introduzido na escola. As atividades do projeto se basearam na experiência que tivemos no primeiro contato com a escola, quando levantamos dados para a adequação do trabalho, na leitura de experiências desenvolvidas na área, ensino e patrimônio cultural e principalmente na sensibilização dos alunos para o reconhecimento do patrimônio material e imaterial da cidade. O projeto em fase inicial está sendo desenvolvido no Instituto Estadual de Educação Espírito Santo (IEEES). A primeira fase, como dito anteriormente, consistiu em uma observação do espaço escolar e de conversas com os professores, construindo um conhecimento sobre a realidade da escola. Partindo da observação da realidade escolar e de nosso eixo temático, desenvolvemos a segunda fase do projeto, um plano de ação, com o intuito de sensibilizar os alunos para as questões patrimoniais. As atividades propostas têm também por objetivo, uma interação entre o espaço escolar e a universidade, proporcionando uma aproximação desses universos, que ao mesmo tempo são próximos, devido a finalidades dos mesmos, e também distantes. Por fim, a terceira fase, a formação continuada dos professores, com o intuito da existência de uma continuidade das atividades promovidas na escola ao fim do projeto, e também, promover a qualificação profissional dos mesmos. A realização desse projeto se torna importante, à medida que, a cidade vem buscando meios para o desenvolvimento do turismo cultural, e para tal, é preciso que haja reconhecimento e valorização do patrimônio da cidade por parte da população, para assim, poder haver o desenvolvimento de um turismo cultural sustentável.

Por: Edson Sousa Lucas de Araujo e Kaiene de Carvalho Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário