Pibidianos

Pibidianos
Foto do Grupo

domingo, 28 de julho de 2013

27º Simpósio Nacional de História- Conhecimento Histórico e Diálogo Social










         O 27º Simpósio Nacional de História, organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH) neste ano ocorreu entre os dias 22 e 26 de julho em Natal, Rio Grande do Norte. A partir da temática “Conhecimento Histórico e Diálogo Social” teve como objetivo problematizar e discutir as formas de diálogo adotadas pela academia para com a sociedade. Deste modo, a intenção foi fornecer reflexões e propostas que servissem de subsídio para as atuações dos profissionais da História nos seus mais variados espaços.

         O evento ofertou uma vasta programação, promovendo conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, apresentações de propostas inovadoras e de trabalhos acadêmicos. Nesta última, a sessão dos graduandos de nº 42 intitulada “Ensino de História e Educação Patrimonial” contou com a apresentação de uma das bolsistas do PIBID, a Kênya Jessyca Martins de Paiva, cuja pesquisa orientada pela ex Coordenadora Juliane Conceição Primon Serres, denomina-se: “Museus no Brasil: A Nova Museologia e os benefícios proporcionados à prática Pedagógica na escola”
 
Apresentadores da Sessão dos Graduandos "Ensino de Historia e Educação Patrimonial". Da esquerda: monitora do evento- UFRN; Telma- Pibidiana na UFRN; Juliana-Pibidiana na UFRRPE; Kênya-Pibidiana na UNIPAMPA e Alexandre- Pibidiano na UFTM.


        No Simpósio temático “Diálogos sociais na formação do historiador/professor: Experiências de ensino a partir de projetos e políticas públicas”, a comunicação “Construindo a formação pedagógica através da Educação Patrimonial- Uma experiência com o PIBID” apresentada pela Coordenadora do subprojeto PIBID História, Ângela Mara Bento Ribeiro e escrita em conjunto com o Supervisor Carlos Azevedo (Maninho), trouxe algumas reflexões sobre as experiências do nosso subprojeto desde 2011.
        
         Além das apresentações, as pibidianas puderam durante esses dias participar ativamente da programação do evento, estabelecendo assim uma convivência com alguns membros da população de Natal- atuadores de diferentes trabalhos; professores e estudantes- pesquisadores de variadas áreas do saber histórico, colaborando para o enriquecimento das experiências pessoais e profissionais. 

As Pibidianas agradecem à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior/CAPES e parabenizam a comissão organizadora do evento!

Coordenadora Ângela e bolsista ID Kênya. Local: aeroporto em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário