Pibidianos

Pibidianos
Foto do Grupo

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PIBIDIANOS VISITAM O SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL ARCANJO E SANTO ÂNGELO

    No dia 16 de dezembro os grupos de estudo PIBID Educação Patrimonial- representado pelos bolsistas: Edson, Eleandro, Kaiene e Kênya- e da disciplina Tópicos Especiais em Museologia, visitaram as ruínas de São Miguel das Missões.   
     Este importante monumento do séc. XVIII construído com a mão de obra dos guaranis e tombado pela Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e a cultura (UNESCO) com o título de patrimônio da humanidade foi visitado na noite deste dia para presenciar o espetáculo de Luz e Som, onde o espectador durante 45 minutos, ouve e vê luzes sobre as ruínas tendo sua imaginação despertada para os momentos mais importantes da história do lugar.
No sábado (17/12/2011) os alunos e bolsistas retornaram com as professoras Juliane Serres e Carmem Nogueira, e sob orientação da museóloga local Muna Durans, puderam compreender as ações de preservação dos bens materiais,o funcionamento do Museu das Missões, bem como conhecer a “fonte”, encontrada nas escavações arqueológicas.
Na volta os grupos de estudo passaram pela Universidade Regional Integrada (URI) onde presenciaram uma palestra com a professora Nadir Damiani, possibilitando assim, uma maior compreensão da formação das reduções jesuíticas existentes no Brasil, Argentina e Paraguai. Por fim, foi realizada uma visita na Catedral de Santo Ângelo onde existe um sítio arqueológico escavado que atualmente é mantido e protegido por vidros com o intuito de facilitar a visualização dos visitantes.        
O conhecimento enriquecido pela visita nestes locais proporcionará aos bolsistas e alunos novas perspectivas sobre patrimônio e museus, que poderão ser aplicados posteriormente em seus diversos trabalhos. 

Entrada do Município São Miguel das Missões 


 Por: Eleandro Rosa Viana.
Contribuição: Kênya Martins

Um comentário: