Pibidianos

Pibidianos
Foto do Grupo

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Lançamento da Cartilha Patrimonial

   Depois de tanta dedicação e trabalho coletivo, finalmente chegou o grande dia! O grupo PIBID História- Educação Patrimonial lança sua cartilha que contém dados sobre as pesquisas (realizadas em 2012) dos patrimônios materiais de Jaguarão.

As cartilhas
                             
   A partir de questionários aplicados a@s estudantes do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo-IEEES foi que surgiram as pesquisas e posteriormente a ideia de compartilhar o conhecimento adquirido com as instituições de ensino e aprendizagem de Jaguarão. 
   Nesse sentido, para o grupo foi um momento de muita alegria e satisfação por ver os resultados servindo de retorno às escolas do Município, especialmente ao -IEEES que é o local onde os trabalhos são mediados.

Público
                               
   Durante o lançamento, os participantes puderam acompanhar a trajetória d@s pibidian@s através de dois vídeos, desenvolvidos no intuito de difundir as atividades realizadas ao longo desses dois anos e seis meses de atuação. 
 Logo após o evento, @s estudantes, supervisor@s e a coordenadora do projeto comemoraram confraternizando numa pizzaria.

O PIBID agradece à tod@s envolvid@s neste processo! 

Muito obrigada! 

Bolsistas: Kênya, Josi, Kaiene, Michelle, Crhistiane, Mariana, Patrícia e Suellen.
Bolsista Kênya representando fazendo a fala do grupo.
Supervisora Marisa-seu companheiro e coordenadora Ângela na confraternização.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Trabalhando para o lançamento da cartilha

Nesta quarta-feira 18/12, os pibidianos Raniere e Profº Maninho (supervisor) e a pibidiana Kênya, juntaram-se para finalizar os últimos preparativos para o lançamento da Cartilha Patrimonial. Esta será realizada na Biblioteca Pública às 19h do dia 19/12 e espera-se que haja bastante público das escolas do Município e comunidade jaguarense em geral. No ato serão distribuídas cartilhas à todas pessoas que comparecerem, bem como, um kit com dez às escolas. 
Não perca! 


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PIBID PARTICIPA DA FEIRA ALTERNATIVA DE ARTES E LITERATURA/FALA


   Durante os dias 25 a 30 de novembro a cidade acolheu uma nova feira do livro, dessa vez uma feira alternativa, construída por diferentes mãos, mas com objetivos e sonhos que se completaram na chamada FEIRA ALTERNATIVA DE LITERATURA E ARTES/F
ALA.

   Desde o início mostrou-se uma intenção desafiadora, pois fazer sair do campo das ideias uma semana de atividades organizadas com poucos recursos financeiros e em pouquíssimo tempo, certamente seria uma tarefa para "louc@s", louc@s porém sonhador@s! 

Foi então que algumas portas antes fechadas, abriram-se e as mãos sedentas por transformar os sonhos em realidades foram à luta e assim a semente da FALA fora plantada.

Foram cinco dias de atividades que percorreram diferentes espaços da cidade, como escolas públicas- com as oficinas realizadas pelo PIBID História, PIBID Pedagogia, PET Letras, estudantes de Turismo, Pedagogia e Política e Produção Cultural; apresentações de comunicações e palestras na Biblioteca Pública; intervenções poéticas e musicais na Praça Alcides Marques; exposições de banners e livreiros; dentre outras. 

   A FALA foi o maior sucesso por ter sido planejada com ativistas de forma democrática e participativa, ah e o melhor, por muitas outras mãos (entidades, coletivos, organizações).

Parabéns a todas e todas as pessoas envolvidas! 

E... QUE VENHA A 2ª FALA!



Andréa-SECULT e o professor Maninho (idealizadores da FALA) juntamente com o escritor jaguarense Aldyr Schlee.
Contação de histórias para crianças.
Apresentação de comunicação pela bolsista Kênya.
Bolsista Suellen realizando sua oficina.
Bolsistas Michelle, Patrícia, Carlos e Kaiene na exposição dos banneres sobre o patrimônio material de Jaguarão/RS


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Lançamento da cartilha patrimonial


Atenção diretoras e diretores das escolas de Jaguarão, professoras e professores, estudantes e comunidade em geral.  Na quinta-feira (19/12) às 19h na Biblioteca Pública, haverá o lançamento da Cartilha de Educação Patrimonial, do Pibid-história EP.

Compareça! 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PIBID participará da 1ª Feira Alternativa de Artes e Literaturas da Fronteira


Olá pessoal,

Em breve terá em Jaguarão a FALA- Feira alternativa de  Artes e Literaturas da Fronteira que acontecerá entre os dias 25 e 30 de novembro!  A FALA contará com diferentes atrações e uma das atividades oferecidas, durante todos os dias, serão oficinas com diferentes temáticas para estudantes das escolas da cidade.


Se você é oficineira/oficineiro e tiver interesse em inscrever sua atividade, mande um email para a pibidiana kenya.paiva@hotmail.com e saiba como participar!




Poetize-se!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Levantamento histórico de bairros de Jaguarão


O grupo PIBID História subprojeto Educação Patrimonial estará a partir da próxima semana  (14/10) realizando -em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaguarão e o Curso de Tecnólogo em Turismo- um levantamento sobre a história de cinco bairros de Jaguarão: Pindorama, Cerro da Pólvora, Vencato, Kennedy e Bela Vista.
       Se você é ou conhece moradores desses bairros, entre em contato conosco através do email pibidhistoriaunipampa@gmail.com.  Assim poderemos fortalecer nosso contato e construir trabalhos com a cara da comunidade.

Obrigada!

sábado, 14 de setembro de 2013

PIBID PARTICIPARÁ DA SEMANA BINACIONAL DE TURISMO


         Estão abertas as inscrições para a II Semana Binacional do Curso de Turismo- Unipampa, Campus Jaguarão e adivinhem quem irá participar da Semana?? Isso mesmo, o PIBID História Educação Patrimonial!
O grupo à convite irá apresentar a exposição itinerante "Compartilhando os bens de Jaguarão: Um pouco da nossa história e patrimônio".
Abaixo segue o link para participação desse super evento: http://semanabinacionaldoturismo2013.weebly.com/index.html



Participem! 


domingo, 1 de setembro de 2013

Participação de bolsista na Jornada de Ensino de História na UFSM


     Entre os dias 25 e 28 de agosto, ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria, a XIX Jornada de Ensino de História e Educação: Formação de Professores e o III Seminário Internacional de Educação Histórica. 
   A bolsista ID Kênya Martins, pertencente ao PIBID História “Educação Patrimonial”, participou do evento como ouvinte e apresentadora da comunicação: Aprendendo a mediar o conhecimento em História: experiências de ensino no cotidiano de uma escola pública.
      Segundo Kênya, foi uma experiência rica em aprendizados, pois proporcionou a participação em debates, oficinas e o contato com diversos pesquisadores renomados da área de ensino de história.



Câmara dos Vereadores/Jaguarão presta homenagem ao Grupo

Em comemoração ao Dia do Patrimônio, o PIBID realizou diversas atividades como a caminhada patrimonial, onde entregamos informativos sobre alguns conceitos usuais como "patrimônio/tombamento,etc". Além disso, apresentamos nossa exposição itinerante "Compartilhando os bens de Jaguarão: Um pouco de nosso história" na Câmara dos Vereadores, onde dia 20 de agosto fomos homenageadxs.




Na ocasião o Supervisor Carlos José Machado recebeu o certificado pelo grupo e juntamente com o pibidiano Raniere Dourado, dialogaram sobre a importância do projeto, relatando um pouco das atividades que o PIBID vem realizando com os estudantes de algumas das escolas da cidade, bem como, as participações fora de Jaguarão. 

O grupo agradece a todxs xs vereadorxs pelo reconhecimento, especialmente ao Arion Moreno que foi o proponente.

Que a história de Jaguarão seja cada vez mais construída por muitas mãos!

domingo, 18 de agosto de 2013

Caminhada Patrimonial marca o dia do Patrimônio em Jaguarão



       No último sábado, 17-08, comemorou-se o Dia do Patrimônio.  E para marcar a data, o Pibid História - Educação Patrimonial (Unipampa) organizou uma Caminhada pelo Centro Histórico de Jaguarão, coordenado pelo Supervisor Prof. Carlos Azevedo (Maninho). Na ocasião foi distribuído um material  informativo e realizada uma conversação com a população que ali se encontrava.  A atividade também contou com a presença de alunos do Curso de Gestão em Turismo da Universidade Federal do Pampa/Jaguarão.
Este foi um dos panfletos entregues durante a caminhada

     Além disso, estaremos durante  a semana de 19 a 23 de agosto com a nossa Exposição "Compartilhando os Bens de Jaguarão" no Salão da Câmara de Vereadores. As atividades contam com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secult e da Câmara Municipal de Vereadores. 



Não percam!


domingo, 28 de julho de 2013

27º Simpósio Nacional de História- Conhecimento Histórico e Diálogo Social










         O 27º Simpósio Nacional de História, organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH) neste ano ocorreu entre os dias 22 e 26 de julho em Natal, Rio Grande do Norte. A partir da temática “Conhecimento Histórico e Diálogo Social” teve como objetivo problematizar e discutir as formas de diálogo adotadas pela academia para com a sociedade. Deste modo, a intenção foi fornecer reflexões e propostas que servissem de subsídio para as atuações dos profissionais da História nos seus mais variados espaços.

         O evento ofertou uma vasta programação, promovendo conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, apresentações de propostas inovadoras e de trabalhos acadêmicos. Nesta última, a sessão dos graduandos de nº 42 intitulada “Ensino de História e Educação Patrimonial” contou com a apresentação de uma das bolsistas do PIBID, a Kênya Jessyca Martins de Paiva, cuja pesquisa orientada pela ex Coordenadora Juliane Conceição Primon Serres, denomina-se: “Museus no Brasil: A Nova Museologia e os benefícios proporcionados à prática Pedagógica na escola”
 
Apresentadores da Sessão dos Graduandos "Ensino de Historia e Educação Patrimonial". Da esquerda: monitora do evento- UFRN; Telma- Pibidiana na UFRN; Juliana-Pibidiana na UFRRPE; Kênya-Pibidiana na UNIPAMPA e Alexandre- Pibidiano na UFTM.


        No Simpósio temático “Diálogos sociais na formação do historiador/professor: Experiências de ensino a partir de projetos e políticas públicas”, a comunicação “Construindo a formação pedagógica através da Educação Patrimonial- Uma experiência com o PIBID” apresentada pela Coordenadora do subprojeto PIBID História, Ângela Mara Bento Ribeiro e escrita em conjunto com o Supervisor Carlos Azevedo (Maninho), trouxe algumas reflexões sobre as experiências do nosso subprojeto desde 2011.
        
         Além das apresentações, as pibidianas puderam durante esses dias participar ativamente da programação do evento, estabelecendo assim uma convivência com alguns membros da população de Natal- atuadores de diferentes trabalhos; professores e estudantes- pesquisadores de variadas áreas do saber histórico, colaborando para o enriquecimento das experiências pessoais e profissionais. 

As Pibidianas agradecem à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior/CAPES e parabenizam a comissão organizadora do evento!

Coordenadora Ângela e bolsista ID Kênya. Local: aeroporto em São Paulo.

IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS

Repassando o convite dos coordenadores dos cursos de Pedagogia e História:

“O curso de Pedagogia e de História da Universidade Federal do Pampa, tem a satisfação de convidá-los para o SEMINÁRIO – IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS, com professora Dra. Thamar Kalil Campos Alves (UFVJM) e professora Dra. Regina Célia do Couto (Unipampa).

Este Seminário tem como objetivos: promover a associação entre ensino, pesquisa e extensão, bem como a interlocução entre estes cursos. 



Local: Auditório do Campus Jaguarão, Unipampa. 
Data/Horário: 02/08/2013 às 19:30. 


Contamos com sua presença!



Prof.ª Dra. Patrícia Moura Pinho- Coordenadora do Curso De Pedagogia 

Prof. Dr. Rafael da Costa Campos- Coordenador do Curso de História

Prof.ª Dra. Regina Célia do Couto- Coordenadora do NDE – Pedagogia”.

Pibidian@s participam da mostra de vídeo sobre as artesãs de Jaguarão (SEDA)

Na sexta-feira (19), a Coordenadora Ângela Ribeiro, o Supervisor Carlos Azevedo (Maninho) e os bolsistas, Raniere Dourado e Kênya Martins do PIBID, participaram da mostra de vídeo sobre as artesãs de croche em Jacquard. A técnica utilizada por essas Jaguarenses é rara na região e por isso elas têm recebido destaque por onde passam.

Foto: Kênya Martins

O vídeo foi produzido pela EMATER com o intuito de buscar o reconhecimento da prática como patrimônio imaterial, visto que o Município apesar de possuir muitos bens edificados tombados, ainda não possui reconhecimento de atividades manifestadas em saberes culturais coletivos. Dessa maneira, esta sendo reunido todo material necessário para ser enviado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN.

A ação ocorreu na Câmara dos Vereadores e integra a Semana do Audiovisual/SEDA, organizada pelo Coletivo Pédequê? e parceiros, como a Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguarão/SECULT. 


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vídeos sobre as artesãs em Lã de Jaguarão


Convite à população:
    Integrando a Semana do Audiovisual/SEDA edição 2013, organizada pelo Coletivo Pédequê? na qual o PIBID História “Educação Patrimonial” é parceiro, acontecerá a exibição do vídeo sobre as artesãs em lã de Jaguarão, que será nesta sexta-feira (19), às 19h, na Câmara de Vereadores.



O material foi produzido pela Emater, com o objetivo de reunir documentação audiovisual para a solicitação de reconhecimento da técnica do Croché em Jacquard como bem do patrimônio cultural imaterial, que será encaminhada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Convidamos toda comunidade a participar desse evento tão importante para nossa cidade.

Participe!

Foto: Dona Vivica, Créditos da imagem: Marco Medronha.




segunda-feira, 15 de julho de 2013

Convite para Oficinas: TEATRO E FANZINE‏

       A Semana do Audiovisual/SEDA, organizada pelo Coletivo Pédequê? oferece pra gurizada da escola que está de férias e pra todos que gostam de estar em constante aprendizado, duas ótimas possibilidades de diversão e conhecimento*: 

Oficinas: Iniciação ao teatro (Almando) e Fanzine (Gê)
Dia: 17 de julho (nesta quarta!!!)
Local: Escola Espírito Santo (endereço no cartaz)
Público: Aberta à interessad@s.
Horário: A partir das 15h

Esperamos ver TOD@S participando dessas duas super's oficinas! 



Aproveitem, divulguem e compareçam! \o/


*Uma parceria com Pibid História- Educação Patrimonial/UNIPAMPA Campus Jaguarão.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Conversando sobre Patrimônio na Escola Ceni Soares Dias

Uma das escolas que tiveram bolsistas PIBID dialogando sobre "A história e os patrimônios de Jaguarão" foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceni Soares Dias, localizada no Bairro Bela Vista. Nesta segunda-feira (17/06) a escola contou com a presença da Kênya Martins e do supervisor Profº Carlos Machado (maninho) no período da manhã. Além de provocar os alunos acerca das fontes utilizadas para escrever a história, a bolsista mediou o conhecimento com todos os estudantes e professores desse turno sobre o bem pesquisado desde 2012, a Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas. Como resultados teve-se a construção coletiva do conhecimento e participação efetiva das turmas e professores, contribuindo assim para o aprendizado de todos.

O PIBID agradece a participação dos estudantes e a recepção da escola com o projeto!



Muito Obrigada!




sábado, 8 de junho de 2013

Compartilhando aprendizados na escola Hermes Pintos Afonso

   Ao longo desse semestre o grupo esteve realizando inúmeras intervenções na escola Hermes Pintos Afonso, uma grande parceira do Pibid História Educação Patrimonial, embora não seja ela  a escola de atuação do subprojeto. Através da Supervisora Marisa Ferreira, foram organizados junto de variadas turmas, curtas apresentações das pesquisas envolvendo os patrimônios de Jaguarão. 

   Nesta sexta (07) a bolsista Kênya Martins executou a apresentação da parcial de sua investigação sobre a Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas, a mesma foi elaborada no intuito de fazer os e as estudantes refletirem a cerca dos usos sociais do prédio que abriga atualmente a Casa de Cultura mas que pertenceu a inúmeras outras atividades ao longo de quase 200 anos, como casa de família, escolas e o Fórum. 

   A turma que recebeu a pibidiana foi o 1º ano do Ensino Médio (noturno). Apesar da duração das apresentações não costumarem tomar todo período de aula (50 min.) desta vez a participação ativa dos e das estudantes, bem como da supervisora, permitiu a extensão do diálogo e aprendizado mútuo por todo o período. 

O Pibid agradece o carinho e a confiança da escola Hermes P. Afonso!


Estudantes do Hermes Pintos Afonso com as pibidianas Marisa (Profª e Supervisora) e Kênya (Licencianda e bolsista ID)

terça-feira, 4 de junho de 2013

Exposição Itinerante na Escola Joaquim Caetano


    O Pibid-história (Educação Patrimonial) está organizando uma Exposição Itinerante "Compartilhando os bens de Jaguarão",onde o objetivo principal é dialogar com a comunidade através do público escolar utilizando as pesquisas feitas pelos bolsistas sobre os bens da cidade, inicialmente se deu no Instituto Estadual de Educação Espírito Santo em 2012. O pequeno vídeo disponibilizado no link abaixo, registra a Exposição na Escola Joaquim Caetano que teve a presença participativa dos bolsistas ID e dos estudantes da mesma, dia 29 de maio. O grupo agradece e fica muito contente com a disposição e recepção nas escolas!



   Ressaltamos que a próxima instituição a receber nossa exposição, será a Escola Hermes Pinto Afonso. Portanto, estudantes, professores e funcionários, aguardem!

Oficina de Mankala


         Na tarde de sábado, dia 25 de maio, o grupo realizou uma oficina de Mankala ofertada pela Professora e Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPEL, Cristiane Bartz de Ávila e pela sua orientadora Professora Dra. Maria de Fátima Bento Ribeiro. De acordo com Cristiane, Mankala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, por vezes chamada de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, que vêm das regras gerais. Os  jogos dessa família  mais conhecidos no mundo ocidental  são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao.   Esses Jogos possuem um grande papel em várias sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do Xadrez  no Ocidente.



          No primeiro momento, a oficineira dialogou ressaltando aspectos principais da história da África relacionando com o Brasil após a chegada dos africanos, através de slides com variadas imagens e citações podemos ver o quanto nossa cultura foi e ainda é influenciada pelos afrodescendentes. Além disso, Cristiane apresentou um vídeo ilustrativo sobre a confecção e as regras do jogo Mankala. A partir daí tivemos maior oportunidade de realizarmos na prática todos os ensinamentos teóricos oportunizados pela oficineira.

       O que inicialmente parecia um tanto confuso foi pouco a pouco se desfazendo no momento do “mãos-a-obra”. Os bolsistas confeccionaram seus jogos em dupla, utilizando caixas de ovos, tintas nas cores: amarela, vermelha, verde e preta e lacres de refrigerante de latinha (geralmente se usa grãos de milho ou feijão, mas como é algo artesanal, vale utilizar o que quiser).





         Os trabalhos ficaram lindos e esta atividade nos ajudará nas práticas em sala. Dessa forma, agradecemos as professoras pelo compartilhamento de aprendizados e comprometimento com um ensino de história original e criativo!

Obrigada!

 


domingo, 26 de maio de 2013

IV Seminário é sucesso de público!

O grupo agradece a palestrante Naiara Souza da Silva e ao público que participou do IV Seminário, organizado pelo PIBID História Educação Patrimonial, cujo tema foi Redação e textualidade na perspectiva da Análise do Discurso-AD. 




quarta-feira, 22 de maio de 2013

IV Seminário:Redação e Textualidade na perspectiva da Análise do Discurso – AD

O Grupo PIBID História subprojeto Educação Patrimonial convida para o IV Seminário que contará com a palestrante Naiara Souza da Silva e o tema será: Redação e textualidade na perspectiva da Análise do Discurso-AD. Será realizada no dia 22 de maio às 18h na sala 312 na UNIPAMPA, Campus Jaguarão.
Tod@s Convidad@s!





quinta-feira, 16 de maio de 2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Conversando sobre os bens de Jaguarão na Escola Hermes Pintos Afonso


     Nos dias, 23, 29 e 30 de abril de 2013, xs bolsistxs Marcela, Hemã, Kênya Martins, Mariana Soares e Christiane Domingues realizaram, com a presença da supervisora Marisa Ferreira, uma apresentação dos patrimônios culturais pesquisados para os estudantes da escola Hermes Pintos Afonso, à pedido da mesma. 
     Foi construído um diálogo juntamente com as turmas 7ª A, 7ªB e 6ªB, de forma com que as apresentações da Praça Alcides Marques (Marcela), Arquitetura dos Prédios de Jaguarão (Hemã), Casa de Cultura (kênya) e a Ponte Internacional Mauá (Mariana e Christiane) fossem interativas com perguntas sobre os conhecimentos prévios dos presentes. As pibidianas agradecem o convite, o envolvimento dos estudantes e ressaltam a disponibilidade para futuras parcerias.


Conversando sobre o PIBID e seu subprojeto

Apresentação da Ponte Internacional Mauá pelas bolsistas ID: Mariana e Christiane
Apresentação da Casa de Cultura pela Bolsista ID: Kênya

sábado, 13 de abril de 2013

4º Intrapibid

Entre os dias, 12 e 13 de abril na cidade de Caçapava do Sul, ocorreu o 4º Intrapbid, com intuito de reunir os bolsistas de iniciação à docência, coordenadores e supervisores, para refletir, conhecer e fortalecer o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.





3º seminário do PIBID

Foto do III Seminário do PIBID História "Políticas de Patrimônio no Mercosul & Por entre esquecimentos e silêncios: A figura de Manuel Padeiro e a Patrimonialização da Memória no distrio Quilombo Pelotas/RS"






segunda-feira, 1 de abril de 2013

III Seminário do PIBID História "Políticas de Patrimônio no Mercosul & Por entre esquecimentos e silêncios: A figura de Manuel Padeiro e a Patrimonialização da Memória no distrio Quilombo Pelotas/RS"


Dia 06 de abril às 9h na sala 312 ocorrerá o 3º Seminário do subprojeto Educação Patrimonial  sob o seguinte tema: "Políticas de Patrimônio no Mercosul & Por entre esquecimentos e silêncios: A figura de Manuel Padeiro e a Patrimonialização da Memória no distrito Quilombo Pelotas/RS". Confira o cartaz e participe!



Seminário Turismo Étnico e Cultural

Nesta quarta (27 de março) ocorreu na Unipampa/ Campus Jaguarão, o 2º Seminário do PIBID História 'Educação Patrimonial' com o tema: Turismo Étnico e Cultural. A palestra foi importante pra observarmos a importância da transversalidade nas ciências/e ou conhecimentos.  Rodrigo Segóvia apresentou sua experiência em uma Comunidade Quilombola, através de uma  proposta que trabalhasse o turismo abrangendo a questão étnica, em que a comunidade em questão possibilitava.  Podemos observar como a noção de patrimônio, de conhecimento histórico e de Turismo são fundamentais para que trabalhos como este possam gerar frutos.

Obrigada Rodrigo!


Por Carlos José Azevedo (Maninho)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Convite para II Seminário "Turismo étnico Cultural"

O grupo PIBID História "Educação Patrimonial" convida toda a comunidade para participarem do II Seminário organizado em 2013 com o tema "Turismo étnico Cultural". Teremos a presença do palestrante Rodrigo Segovia.

Será nesta quarta, dia  27 de março, às 18h e 15 min. na sala 312 da Unipampa, Campus Jaguarão.

Compareça!


Agradecimentos


  AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de agradecer à todos que participaram do I Seminário Centro de Interpretação do Pampa: A revitalização de um patrimônio cultural.
Obrigado a todos os bolsistasID e convidados pela consideração , apoio e interesse.
Por fim, prestamos homenagem ao orador o historiador Alexandre Villas Bôas, que tão generosamente aceitou nosso convite, ministrando uma palestra, envolvente e emocionante.

Mais uma vez, o nosso muito obrigado! 


Profª. Ângela Mara Bento Ribeiro - Coordenadora PIBID-EP
Prof. Carlos José de Azevedo Machado - Supervisor PIBID-EP
Profª. Carmem Marisa Domingues Ferreira- Supervisora PIBID-EP
Prof. Maxmiano Francisco Nascimento Duarte- Supervisor PIBID-EP

terça-feira, 12 de março de 2013

2ª parte do Seminário sobre o Centro de Interpretação do Pampa


Neste sábado, dia 09, foi realizada a segunda parte do I Seminário sobre o Centro de Interpretação do Pampa, junto ao Mestrando Alexandre Villas Bôas. Neste momento fizemos uma visita técnica à Enfermaria Militar, espaço onde está sendo construído o Centro de Interpretação do Pampa, a fim de, conhecer melhor as estruturas e o que cada uma delas contemplará.




quinta-feira, 7 de março de 2013

Seminário Centro de Interpretação do Pampa



Nesta quarta-feira, 06 de março de 2013, o grupo teve a oportunidade de debater um dos temas atuais de maior destaque da cidade Jaguarão: a construção e o projeto do Centro de Interpretação do Pampa. Tivemos como palestrante o Alexandre Villas Bôas, mestrando na UFSM e  pesquisador desta temática. Através de um público diversificado (gestores do município, professores-unipampa e IEEES, membros de organizações culturais, técnico adminstrativo e acadêmicos) podemos realizar um caloroso debate, rendendo questionamentos e novas reflexões acerca desse assunto que é tão caro à população do Município e a comunidade acadêmica (Unipampa). Agradecemos a disposição e o excelente diálogo proporcionado através do pesquisador Bôas. 
No momento aproveitamos para convidá-los a participarem da segunda parte do seminário, dia 09 de março, às 10h no local de construção do Centro de Interpretação do Pampa (Ruínas da Enfermaria).

Participe!

Fotos na página do facebook: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.469704016417313.1073741825.314065428647840&type=1