Pibidianos

Pibidianos
Foto do Grupo

sábado, 29 de setembro de 2012

ESTUDANTES DE TURISMO E PIBID HISTÓRIA “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL” DA UNIPAMPA/CAMPUS JAGUARÃO PARTICIPAM DO ENCONTRO INTERNACIONAL DE FRONTEIRAS E IDENTIDADES (UFPEL)


Tendo como objetivo discutir temas relacionados às múltiplas possibilidades de interpretação da área de concentração “Fronteiras e identidades” no Brasil e agora também nos países vizinhos, o evento  que ocorre desde 2010 foi realizado entre os dias 25 e 28 de setembro sob organização do programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, neste ano teve uma nova tradição, passou a chamar-se: Encontro Internacional de Fronteiras e Identidades.
Estudantes da Unipampa/Campus Jaguarão 
Conforme o Coordenador do evento Paulo Passamai, as expectativas em termos de participação foram superadas, não só pelo número de comunicações, mas também pela quantidade de ouvintes. A UNIPAMPA/Campus Jaguarão se fez presente através dos alunos Rodrigo Segovia, Otávio Rosa e Juliete Flores do curso de Turismo, participando como ouvintes e das discentes do curso de Licenciatura em História que apresentaram os seguintes painéis:
Milena Rosa Araujo Ogawa- “As fronteiras do mundo Antigo, na perspectiva romana”.  Orientação do Profº Ms Rafael Campos;
Kênya Jessyca Martins de Paiva e Marcela de Liz- “Personagens locais e a construção da identidade do cidadão jaguarense”. Orientação da Profª Dra Juliane Serres. (PIBID História subprojeto “Educação Patrimonial” financiado pela CAPES).
Pibidianas Kênya e Marcela
Através de relatos das mais diversas pesquisas, pode-se obter outra visão do que seriam as fronteiras e identidades que permeiam nossa História, além disso, realizamos uma troca interessante de experiências e de contatos com estudantes da FURG, UFPEL e da PUCRS, relata a pibidiana Kênya Martins.
Estudantes de História (Matheus Barros/FURG, Milena Ogawa/Unipampa e Kênya Martins/Unipampa)




terça-feira, 18 de setembro de 2012

Intervenção 8ª Etapa B (18/09)



Nossa primeira intervenção se deu na 8ª etapa B do EJA, onde encontramos dez alunos e alunas de diferentes perfis e faixas etárias. Iniciamos com uma rápida apresentação do programa PIBID, logo após conversamos sobre o subprojeto Educação Patrimonial, questionando-os acerca da História de Jaguarão.

Pibidianos antes de entrar na primeira intervenção (2012)


Considerando que a Unipampa é um acontecimento recente na cidade, ficamos curiosos para saber se algum deles já havia entrado neste local e para nossa surpresa, apenas uma pessoa entrou, por que lá realizou um concurso público.  Nesse sentido, abordamos questões referentes ao funcionamento da Unipampa, elucidando as diferenças da escola para a Universidade, aproveitando para relatar as atividades que nós participamos dentro dela, como o Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (LACUMA) e o Laboratório de Estudos sobre Império Romano (LEIR).

Pibidiana Kênya e os alunos respondendo questionário.

Pibidiano Carlos e os alunos.


Dando seguimento, propomos uma roda de apresentações, no intuito de conhecer um pouco dos nossos companheiros de trabalho, perguntamos seus nomes, idade e objetivos após o término do Ensino Médio. Por fim, aplicamos um questionário com perguntas pessoais e abordando temas como o cotidiano escolar, a utilidade do estudo de História e o significado da palavra Patrimônio.  

Carlos, professor Max e Kênya.
 Podemos notar que a turma é interessada, divertida e aberta a novas propostas.   Fomos bem recebidos por todos e, além disso, contamos com o apoio especial do Professor Max Duarte.


Por Kênya & Carlos.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Primeira Intervenção 6ª A (Ensino Fundamental)



       A primeira intervenção realizada neste ano pelas pibidianas Josi Torman e Michelle Lima, ocorreu no dia 13 de setembro com uma turma do Ensino Fundamental, sob orientação da professora/supervisora Marisa Ferreira. Logo abaixo segue as impressões das pibidianas em relação a essa experiência docente.


      

       

"Em nossa primeira intervenção na escola IEEES, nos sentimos muito bem recepcionadas e no que se refere ao nosso conteúdo sobre patrimônio parece ter sido bem aceito. Embora os alunos tenham sido muito falantes o que acabou por nos preocupar, pois isso dificulta a concentração dos mesmos, e ainda estamos aprendendo a como lidar com isso. Pois, são crianças que querem falar todas ao mesmo tempo, e possuir nossa atenção.
Porém, percebemos que os alunos ,da sexta serie A, estão interessados em nosso tema, e a grande maioria já possui alguma carga sobre o conteúdo, e quanto a isso, acreditamos que a aula foi muito bem aproveitada, já que surgiram questões por parte dos alunos, além de realizarem tudo o que propomos".


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Visita ao Museu Dr. Carlos Barbosa/Jaguarão

Na tarde ensolarada do dia 13 de setembro, alguns pibidian@s fizeram uma visita guiada ao Museu Dr. Carlos Barbosa. Através dessa visita tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história desse personagem ilustre  e também de sua participação na história da cidade de Jaguarão.




I Seminário PIBID NA ESCOLA


Algumas imagens do nosso primeiro seminário na escola: