Nossa
primeira intervenção se deu na 8ª etapa B do EJA, onde encontramos dez alunos e
alunas de diferentes perfis e faixas etárias. Iniciamos com uma rápida
apresentação do programa PIBID, logo após conversamos sobre o subprojeto
Educação Patrimonial, questionando-os acerca da História de Jaguarão.
Pibidianos antes de entrar na primeira intervenção (2012) |
Considerando
que a Unipampa é um acontecimento recente na cidade, ficamos curiosos para
saber se algum deles já havia entrado neste local e para nossa surpresa, apenas
uma pessoa entrou, por que lá realizou um concurso público. Nesse sentido, abordamos questões referentes
ao funcionamento da Unipampa, elucidando as diferenças da escola para a Universidade,
aproveitando para relatar as atividades que nós participamos dentro dela, como
o Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (LACUMA) e o Laboratório de
Estudos sobre Império Romano (LEIR).
Pibidiana Kênya e os alunos respondendo questionário. |
Pibidiano Carlos e os alunos. |
Dando
seguimento, propomos uma roda de apresentações, no intuito de conhecer um pouco
dos nossos companheiros de trabalho, perguntamos seus nomes, idade e objetivos
após o término do Ensino Médio. Por fim, aplicamos um questionário com
perguntas pessoais e abordando temas como o cotidiano escolar, a utilidade do
estudo de História e o significado da palavra Patrimônio.
Carlos, professor Max e Kênya. |
Podemos notar que a turma é interessada,
divertida e aberta a novas propostas. Fomos bem recebidos por todos e, além disso, contamos
com o apoio especial do Professor Max Duarte.
Por Kênya & Carlos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário