Pibidianos

Pibidianos
Foto do Grupo

domingo, 14 de outubro de 2012

Relato da intervenção na 6ª B



Relato da intervenção das pibidianas Michelle Lima e Josi Tormam no dia 27/09/2012

Em nosso primeiro contato com a 6ª série B, obtivemos ótimas surpresas, pois no começo estávamos bastantes apreensivas devido aos comentários sobre a desmotivação dos alunos e porque não tínhamos feito observações nessa turma.Porém, ao entrarmos em sala de aula fomos muito bem recepcionadas e adquirindo ótimos resultados.



Nessa intervenção começamos a aula com duas dinâmicas, as quais nos permitiram uma aproximação para com os alunos, logo depois partimos para a parte mais teórica, na qual conversamos com os mesmos, sobre Patrimônio e a importância da coletividade em sua valorização e esclarecemos algumas de suas duvidas.
Ao final da aula, saímos muito motivadas a continuar nosso trabalho com essa turma, e também ficou a experiência de lidar com turmas da mesma série, porém totalmente diferentes.


Dinâmicas:
1. Trabalhando em conjunto: Objetivo: Para reflexão da importância de próximo em nossa vida.
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em circulo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta. O mediador da dinâmica recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação; sem sair do lugar em que estão todos devem chupar o pirulito. Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que há uma única, oferecer o pirulito para pessoa ao lado. Assim automaticamente os demais irão oferecer. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior, dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de que é ajudando ao outro que seremos ajudados.
2. Dinâmica da rosa: Objetivo despertar a atitude em preservar o que temos.


Materiais: uma flor natural. Procedimento: fazer um círculo, e cada aluno retira um pedacinho da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica tem por finalidade, que os alunos preservem não ó os materiais, mas o meio ambiente.



Por: Michelle e Josi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário