Pibidianos

Pibidianos
Foto do Grupo

sábado, 8 de dezembro de 2012

Relato de Experiência, Oficina de Teatro e Confraternização



Esta quarta-feira (05/12) foi marcada por uma série de atividades pibidianas. Pela manhã o grupo recebeu a visita da Natália Martins de Oliveira Gonçalves, mestranda na UFPEL e membro do Núcleo de Estudos Oeste de Minas, vinculado à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (NEOM - ABPF). Na sua graduação foi participante do PED- Programa de Estímulo à Docência –“Ensino de História e Identidades Locais” na Universidade Federal de Ouro Preto/MG. Natália trouxe seus sinceros relatos de experiência em sala de aula, durante o período em que participou desse programa que funciona de maneira muito parecida com o PIBID. O grupo se entusiasmou ao conhecer o trabalho dela e de seu parceiro Bráulio.



A partir das 14h, o historiador e ator Darlan de Mamann Marchi esteve com os píbidianos para realizar uma oficina sobre Teatro e educação. Darlan possui graduação em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Campus Santo Ângelo (2007) e especialização em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (2010).  É funcionário da Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo/RS e ator do Grupo de Teatro “A Turma do Dionísio”. Atualmente, assim como a Natália, é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.

A oficina preparada para os pibidianos teve dois momentos.  Na primeira parte discutimos a cerca dos aspectos que caracterizam o teatro, o teatro na visão de Augusto Boal, bem como sua relação com a educação e as possibilidades para o Ensino de História. Através das experiências trazidas pelo historiador, tanto no seu grupo “A turma de Dionísio”, como durante seu trabalho em um Ponto de Cultura de Santo Ângelo, pode-se perceber o quanto é imensa as oportunidades de sairmos do âmbito do discurso e realizarmos dinâmicas com nossos alunos através do uso das técnicas teatrais. No segundo momento, tivemos a prática na qual foram feitas várias dinâmicas que animaram o grupo.

O grupo agradece a Natália e ao Darlan pela disponibilidade em compartilhar com o PIBID as experiências e a vontade de transformar para melhor o ensino de história.

Darlan deixou algumas sugestões de leituras, seguem logo abaixo:
- Augusto Boal
Hamlet e o filho do padeiro. Memórias Imaginadas;
Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas;
Jogos para atores e não atores.
- Viola Spolin
Jogos teatrais na sala de aula.

Mas não para por ai!
À noite os pibidianos se reuniram na casa do bolsista Edson Sousa para fazer uma confraternização e realização de um Amigo Secreto. Combinamos de levar pratos, salgados e/ou doces, e também um livro (os papeis com os nomes do amigo secreto foram retirados na hora). A festa foi marcada por boas risadas e declarações de afeto e carinho.
Um dia realmente intenso e produtivo!
Foto de Crismara Gaia

Link do currículo dos historiadores Natália e Darlan: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4464383H3
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4490139Y5





Nenhum comentário:

Postar um comentário