Esta quarta-feira (05/12) foi marcada
por uma série de atividades pibidianas. Pela manhã o grupo recebeu a visita da
Natália Martins de Oliveira Gonçalves, mestranda na UFPEL e membro do Núcleo de Estudos Oeste de Minas, vinculado
à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (NEOM - ABPF). Na
sua graduação foi participante do PED- Programa
de Estímulo à Docência –“Ensino de História e Identidades Locais” na
Universidade Federal de Ouro Preto/MG. Natália trouxe seus sinceros relatos de
experiência em sala de aula, durante o período em que participou desse programa
que funciona de maneira muito parecida com o PIBID. O grupo se entusiasmou ao
conhecer o trabalho dela e de seu parceiro Bráulio.
A partir das 14h, o historiador e ator Darlan de Mamann Marchi esteve
com os píbidianos para realizar uma oficina sobre Teatro e educação. Darlan possui
graduação em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e
das Missões URI Campus Santo Ângelo (2007) e especialização em Docência para o
Ensino Superior pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo
(2010). É funcionário da Secretaria Municipal de Cultura de Santo
Ângelo/RS e ator do Grupo de Teatro “A Turma do Dionísio”. Atualmente, assim
como a Natália, é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Memória
Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.
A oficina preparada para os pibidianos teve dois momentos. Na
primeira parte discutimos a cerca dos aspectos que caracterizam o teatro, o
teatro na visão de Augusto Boal, bem como sua relação com a educação e as
possibilidades para o Ensino de História. Através das experiências trazidas
pelo historiador, tanto no seu grupo “A turma de Dionísio”, como durante seu
trabalho em um Ponto de Cultura de Santo Ângelo, pode-se perceber o quanto é
imensa as oportunidades de sairmos do âmbito do discurso e realizarmos
dinâmicas com nossos alunos através do uso das técnicas teatrais. No segundo
momento, tivemos a prática na qual foram feitas várias dinâmicas que animaram o
grupo.
O grupo agradece a Natália e ao Darlan pela disponibilidade em
compartilhar com o PIBID as experiências e a vontade de transformar para melhor
o ensino de história.
Darlan deixou algumas sugestões de leituras, seguem logo abaixo:
- Augusto Boal
Hamlet e o filho do padeiro. Memórias Imaginadas;
Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas;
Jogos para atores e não atores.
- Viola Spolin
Jogos teatrais na sala de aula.
Mas não para por ai!
À noite os pibidianos se reuniram na
casa do bolsista Edson Sousa para fazer uma confraternização e realização de um
Amigo Secreto. Combinamos de levar pratos, salgados e/ou doces, e também um
livro (os papeis com os nomes do amigo secreto foram retirados na hora). A
festa foi marcada por boas risadas e declarações de afeto e carinho.
Um dia realmente intenso e produtivo!
Foto de Crismara Gaia |
Link do currículo dos historiadores Natália e Darlan: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4464383H3
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4490139Y5
Nenhum comentário:
Postar um comentário