Pibidianos

Pibidianos
Foto do Grupo

sábado, 22 de dezembro de 2012

Visita à Unipampa- Intervenção na 8ª Etapa EJA

Intervenção na turma 8º Etapa EJA
Bolsistas ID: Carlos Pacheco e Kênya Martins

     Esta intervenção na turma da 8ª etapa EJA, foi realizada em conjunto com as colegas Suellen e Patricia. Antes as turmas eram separadas, havia a turma 8ª A e a 8ª B, mas com a evasão de alguns alunos, a direção da escola resolveu unir as turmas, tornando-as uma só. Considerando que cada dupla do pibid trabalhava numa turma, tivemos que repensar as práticas.



       No primeiro momento, fizemos uma saída de campo para conhecer a Unipampa, levamos ambas as turmas, os alunos adoraram e puderam conhecer um pouco do funcionamento de uma universidade federal, ouviram relatos dos professores de Letras, Pedagogia e História, bem como dos funcionários da Biblioteca, da Segurança e da Limpeza. Levamos quase uma hora apresentando a Unipampa, os alunos estavam fervorosos para saber tudo, questionaram acerca das disciplinas, a quantidade de leitura submetida aos alunos, sobre as bolsas de permanência e assistência estudantil, entre outras perguntas. No término da visita provocamo-los sobre as diferenças entre a escola IEEES e esta instituição de ensino. Geramos um curto, mas fundamental debate.

Na escada em frente a Unipampa

        Ao voltarmos para a escola, esperamos a Suellen e a Patricia se despedirem dos alunos (esta era a última intervenção delas) e conseguimos mais um período com a professora de Espanhol e então apresentamos um curta que traz abordagem sobre a Cultura. Consistia numa série de pessoas de vários países, respondendo perguntas como “O que é e quem tem cultura”. Seguido do vídeo conversamos com eles e questionamos sobre esta última pergunta.

      Aproveitamos o gancho para reiterar aspectos que caracterizam as discussões políticas sobre o patrimônio. Deixamos que eles fizessem reflexões sobre a real importância do patrimônio jaguarense e de quem era tal patrimônio. Finalmente partimos para a prática, convidamos os alunos para fazer uma roda no pátio da escola e deixamos a cargo de um deles, organizar a roda. Com os alunos a postos, colocamos no chão vários objetos e pedimos a eles que pegassem um e fizessem reflexões sobre a representatividade dele em sua vida. A dinâmica durou todo o período, foi muito divertida, rimos e conhecemos um pouco da história de vida dos nossos alunos e também dos alunos que foram da Suellen e Patricia.


       Foi uma surpresa que por fim rendeu bons resultados, trabalhamos com a improvisação, pois não sabíamos que a quantidade de alunos iria redobrar nesta intervenção. A dinâmica nos permitiu conhecer outras experiências, desenvolver a capacidade de comunicação e o prazer de ouvir o outro. Tudo isso, desperta o cuidado, respeito e socialização de vivências que fazem parte do nosso intuito como educador e que envolvem o que nós entendemos por patrimônio cultural.

 Bibliografia utilizada:
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.

GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília/DF: IPHAN, 2007.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 67, Acultura condiciona a visão de mundo do homem. 14 ed. Rio de janeiro.




                                                                             Por Kênya Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário